26 outubro, 2009

O dia 26 de Outubro é o Dia das Bibliotecas Escolares em Portugal.



Em Outubro, comemora-se o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares por decisão da IASL em Dezembro de 2007. Este ano o lema das comemorações é The Big picture. Estas comemorações visam motivar a comunidade educativa para a utilização das Bibliotecas escolares torná-las mais conhecidas.


A BECRE Elias Garcia assinala a data com várias actividades.
Wordle: Becre

O Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior organizam um concurso que desafia as escolas a fazerem reportagens sobre as suas bibliotecas.
A BECRE Elias Garcia, no âmbito da comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, desafia-te a participar nessa iniciativa.
Há vida na biblioteca está aberto à participação de todas as escolas do ensino básico. A melhor reportagem será publicada na VISÃO Júnior de Junho e a equipa/ turma que a realizou terá a possibilidade de fazer uma visita de estudo à redacção da revista. Todas as outras reportagens serão disponibilizadas no sítio da VISÃO Júnior, que criará uma zona específica para o efeito.

Como se inscrever?

Basta enviar um e-mail para  vjuniorbibliotecas@impresa.pt, indicando o nome do professor responsável pelo grupo, o nome de todos os participantes e o nome e contactos da escola. As inscrições estão abertas até 27 de Novembro.

Mais informação em  http://www.visaojunior.pt/
Uma oportunidade a não perder!

O portal Casa das Ciências, da responsabilidade da Fundação Calouste Gulbenkian, tem como objectivo " (...) recolher materiais para servir os professores de ciências no ensino básico e secundário. Aos professores e investigadores que tenham desenvolvido materiais, oferecemos esta plataforma de divulgação do seu trabalho, depois de o passarmos por uma avaliação científica e didáctica."

Para obter mais informações, consulte  http://www.casadasciencias.org/

21 outubro, 2009

BibEli@sPaper - Circuito da Biblioteca

















De 21 de Setembro a 13 de Outubro de 2009, os alunos do Pré-Escolar, do 1º e 5º anos visitaram a Biblioteca e participaram no BibEli@sPaper. Ficaram a conhecer as diferentes zonas funcionais, as respectivas normas de utilização e aprenderam a localizar os livros nas estantes. Os mais crescidos aprenderam a pesquisar na base de dados num PC disponibilizado para o efeito.

06 outubro, 2009

República na BE-CRE Elias Garcia

cartaz república

Comemora-se em 5 de Outubro de 2010 o primeiro
centenário da implantação da República em Portugal.
Para dar início às Comemorações do Centenário da República, a BECRE Elias Garcia convidou alguns utentes do Lar de idosos do Centro Social e Paroquial de Vale de Figueira para contarem as suas vivências e ouvirem os alunos do 5º B da EBI Elias Garcia lerem o livro “ A República”.
Todos gostaram muito da iniciativa.
Os alunos irão retribuir a visita brevemente.