29 janeiro, 2021

Clubes de Leitura, «Os Leitores»

Biblioteca Elias Garcia – Sobreda (Almada): Prioridade – Conquistar leitores.

No dia 20 de janeiro, o clube de leitura «Os Leitores» (4.º A da Escola Elias Garcia) voltaram estranhamente a encontrar «O Estranhão», desta feita no pátio da escola, o que poderia ser estranho se não fosse «O Estranhão» ter um modo estranho de ser. Também estranhamente, dois leitores já terminaram a leitura da obra, para grande felicidade de «O estranhão», mas que não é nada estranho, sabendo-se que se trata de um livro estranhamente engraçado. Que estranhas novidades ainda terão para nos contar? Até breve, «Leitores»!





27 janeiro, 2021

Clubes de Leitura - «Os A-Ubá!», 20 de Janeiro



Biblioteca Elias Garcia – Sobreda (Almada): Prioridade – Conquistar leitores.

No dia 20 de janeiro, o clube de leitura «Os A-Ubá!» (4.º C da Escola Elias Garcia)     reuniu-se para preparar as atividades referentes à leitura da obra «Milhões» de Frank Cottrell Boyce. Desta sessão, surgiu uma questão que os nossos leitores irão colocar a um conjunto de pessoas: «O que farias se, do nada, aparecesse um saco cheio de dinheiro (milhões) e apenas tivesses 17 dias para o gastar?». Aguardaremos pelas respostas. Até breve, «A-Ubá!».



22 janeiro, 2021

Clubes de Leitura - «A Galáxia dos Livros», Sessão de 15 de Janeiro

 Biblioteca Elias Garcia – Sobreda (Almada): Prioridade – Conquistar leitores.

No dia 15 de janeiro, o clube de leitura «A Galáxia dos Livros» (4.º E da Escola Miquelina Pombo) reuniu-se para visionar o filme produzido pela UNICEF sobre os refugiados, «Contos que não São de Fadas / Refugiados da Síria». A ligação com a obra de Q. Onjali Raúf, «O Rapaz ao Fundo da Sala», foi imediata. As pequenas histórias narradas por crianças, que, tal como a personagem do livro, viveram e sofreram a injustiça da guerra e da separação, deram uma maior profundidade ao problema tratado no livro. Até breve, «Galáxia dos Livros»!





Clubes de Leitura - «Os Elásticos» - Sessão de 15 de Janeiro

 Biblioteca Elias Garcia – Sobreda (Almada): Prioridade – Conquistar leitores.

No dia 15 de janeiro, o clube de leitura «Os Elásticos»(4.º D da Escola Miquelina Pombo) reuniu-se para visionar o filme «One Small Step» («Um pequeno Passo»), de Bobby Pontillas, estabelecendo a relação com a obra lida, «Matilda», de Roald Dahl. Discutiram-se temas como a nossa determinação para alcançarmos os nossos objetivos, bem como a necessidade de as crianças precisarem da ajuda dos pais para realizarem os seus sonhos e serem felizes. Até breve, caros «Elásticos»!





21 janeiro, 2021

Os Clubes de Leitura em Números

Esta imagem ilustra o trabalho efetuado no âmbito dos clubes de leitura, até janeiro de 2021.

 

números clubes de leitura requisições sessões

18 janeiro, 2021

A BE Elias Garcia em Números

A BE apresenta 3 gráficos de ocupação da biblioteca da EB Elias Garcia de 16 de setembro a 18 de janeiro de 2021. Apesar do plano de contingência, a biblioteca foi bastante procurada pelos alunos, principalmente pelo 2.º e 3.º ciclos.
18298 utilizações
1388 utilizações por área disciplinar Neste gráfico, não aparecem as requisições domiciliárias.
18189 utilizações por ano

07 janeiro, 2021

ENCONTROS dos CLUBES de LEITURA (4.º Ano)

CLUBES de LEITURA - Encontro com o clube «As Mil e Uma Aventuras» (Elias Garcia, 4.º B) No dia 15 de dezembro, os alunos do 4.º B dedicaram a sua atenção à relação entre a Cessie, a rapariga de onze anos, e o desconhecido que, afinal, era o seu avô, Popsicle Stevens. Dos diversos comentários, sentimo-nos próximos daquelas personagens que nos falam do amor que une cada um de nós aos seus avós. Terminámos a nossa sessão com a elaboração de um poema coletivo.Agradecemos ainda ao Diogo Peixão os trabalhos realizados a propósito da leitura da obra: um resumo, a representação da personagem principal (Cessie) e um desenho simbolizando o barco do Popsicle. Obrigado por este momento dedicado à Leitura e ao debate em torno de um tema tão atual – os nossos avós. Até breve, «Mil e Uma Aventuras». As Mil e Uma Aventuras
A Cessie um avô queria ter Para partilhar o seu coração À janela ela foi ver E encontrou um homem que lhe acenou com a mão. O avô era um pescador Que ela não conhecia Não ter família era a sua dor E num barco ele vivia. Cessie descobriu que o avô era aquele homem desconhecido Ela sentiu-se espantada e feliz E aquele homem ficou mais agradecido Por ter encontrado a Cessie, a sua petiz. As Mil e Uma Aventuras
CLUBES de LEITURA - Encontro com o clube «OS ROMANOS» (Elias Garcia, 4.º B) No dia 15 de dezembro, os nossos leitores iniciaram o seu encontro com a apresentação e análise do que consideraram mais relevante na obra de Álvaro Magalhães, «O Estranhão». A partir das leituras realizadas, falámos, entre outros aspectos, da «máquina felicidade», do nascimento e da paixão da personagem da principal, passando pelos «pensamentos-cola» e a «barata gigante», pontuando-se as intervenções com outras situações relembradas e muitas gargalhadas. Obrigado por este momento dedicado à Leitura. Até breve, Romanos.